quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Os Primeiros Templos do Futebol

As primeiras referências na história a um esporte que pode ter sido o "vovô" do futebol remontam ao ano 2500 a.C. e sua invenção é atribuida ao imperador chinês Huang-ti.
O jogo tinha por finalidade treinar soldados. Era disputado com uma bola de couro que se lançava além de duas estacas cravadas no chão.

Na antiguidade grega apareceu uma variante desse jogo, denominada epyskiros. Era praticado em Esparta no século I a.C. por equipes de quinze atletas que chutavam uma bexiga de boi cheia de areia.
Pouco depois surgiu em Roma o harpastum, considerado o primeiro futebol jogado com esquema preestabelecido.

Os militares que o disputavam dividiam-se em dois grupos: defensores e atacantes.
Na idade média apareceu na Itália o gioco del calcio, com equipes formadas por 27 jogadores, geralmente nobres. O gol era marcado quando a bola passava por cima de dois postes.
Na segunda metade do século XVII, os partidários do rei Carlos II, refugiados na Itália, levavam o gioco del cálcio para a Inglaterra, quando seu soberano foi restaurado no trono. Para este jogo o terreno tinha que medir 120 por 180 metros e em suas extremidades havia dois postes de madeira, chamados goal. A bola já era de couro, cheia de ar.

Na Inglaterra o futebol começou a evoluir e transformar-se em um esporte escolar, mas suas regras variavam muito, especialmente quanto ao uso das mãos no jogo
De 1810 a 1840 surgiram inúmeras regras com os nomes dos colégios onde o jogo era praticado: Eton, Harrow, Rugby, Shresbury, Westminister. Cada regra, porém, tinha características próprias, impedindo a disputa entre equipes de colégios diferentes. A questão foi resolvida em 1848, em uma conferência realizada em Cambridge, onde se estabeleceu um código único de regras que serviria de base às leis atuais do futebol.

Notts Contry, o mais antigo clube de futebol inglês pertence até hoje à Football League (Liga de Futebol), aparecia em 1862. No ano seguinte era fundada em Londres a Football Association, que adotava com ligeiras modificações o regulamento de Cambridge.
A primeira partida internacional foi realizada em 1863 no Queen’s Park de Glasgow, entre as representações da Escócia e Inglaterra, registrando um empate de 0 a 0. Em 1883/84 realizava-se o primeiro torneio internacional do mundo: o Campeonato Interbritânico.
Sempre na Inglaterra, o futebol foi sofrendo uma acelerada evolução. Por isso, em 1885 iniciava-se lá o profissionalismo no futebol. No ano seguinte era criado o International Board, entidade encarregada de fixar e eventualmente mudar as regras do jogo. Para regulamentar o futebol profissional e organizar campeonatos fundou-se em 1888 a Football League.

A questão da arbitragem foi resolvida em 1890, com a definição e as atribuições do juiz. Em 1891 era criado o pênalti, por sugestão da Federação Irlandesa.
A FIFA (Federação Internacional de Football Association), entidade que preside ao futebol no mundo era fundada em 1904 em Paris, mesmo sem o apoio da Inglaterra. Somente ao ano seguinte os ingleses aderiram à entidade.

Nos jogos olímpicos o futebol foi admitido em 1900, com apenas 2 participantes: a Grã-Bretanha venceu a França por 4 a 0. Nos jogos em 1924, em Paris, o futebol sul-americano aparecia no cenário internacional: o Uruguai derrotava a Suíça por 3 a 0. Em 1928 a seleção uruguaia sagrava-se bicampeã olímpica: 2 a 1 sobre a Argentina, em Amsterdam, Holanda.
Finalmente, em 1929 acontecia o fato mais importante da história do futebol: a FIFA decidia realizar a primeira Copa do Mundo disputada no Uruguai em 1930. Assim, o futebol afirmava-se como o esporte mais popular do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário